ARTISTAS FINALISTAS

Ademir Leal

Ademir Leal da Cruz, nascido em 1988, baiano, aos 4 anos de idade iniciou a paixão pela arte de desenhar. Em 2007 começou a trabalhar profissionalmente como ilustrador digital (artes conceituais, capas de livros, games e história em quadrinhos). Além de prestar serviços para as Forças Aérea Brasileira (FAB) como artista autônomo em pinturas sacras. Apreciador de quadrinhos de super herói e cinema.

André Bethlem

2º lugar

Nascido em 1972, formou-se arquiteto em 1996 pela FAU/UFRJ, cursando várias matérias na Escola de Belas Artes. Integrou exposições coletivas de artes plásticas, como Novíssimos 2003 na Galeria IBEU e Projéteis de Arte Contemporânea da FUNARTE em 2006. Trabalhou de 2007 a 2012 no departamento de efeitos visuais da Rede Globo de Televisão, como ilustrador, designer e matte  painter. Se dedica também às caricaturas, com as quais já obteve prêmios, inclusive nos Salıes de Humor da Amazônia e de Piracicaba em 2017; e no de Cerquilho em 2018.

Biratan Porto

Ubiratan Nazareno Borges Porto, ou Biratan, nasceu em Belém do Pará, Brasil, a 29 de outubro de 1950. Formado em Propaganda, pela Universidade Federal do Pará é cartunista profissional e bandolinista nas horas vagas. Trabalha com humor gráfico 40 anos, publicou nove livros: “Pacto no Tucupi” charges,1981 – “Suingue,Suor e Lábias” humor erótico,1988  –  “Biratan verde de Raiva” humor ecológico, 1991 - “Soltando as Hienas” cartuns canalhas,1993 – “Sexo, Sexy, Seculorum” cartuns eróticos,1999 – “Cadê o Verde que estava aqui?” livro infantil, 2004 – “O Verde no Vermelho” cartuns ecológicos, 2004. Em 2002 conquistou o primeiro lugar no International CartoonFestival of Knokke-Heist, na Bélgica, um dos mais importantes e tradicionais salão de humor da Europa. Seus trabalhos são publicados nos EUA, Itália, França, Bélgica e Holanda. Venceu importantes salões de humor no Brasil e exterior. Criou o roteiro e dirigiu o filme de animação em 3D “ Cadê o verde que estava aqui?”. Para televisão, Biratan criou cinco das vinhetas (Plimplim) de animação que a Rede Globo exibia nos intervalos de seus programas.

 O trabalho de Biratan pode ser conferido também na internet, em seu site: www.biratancartoon.blogspot.com

email: biratan.cartoon@gmail.com

Bixigão

O Artista Plástico Rodrigo BIXIGÃO é Brasileiro, nascido em Salto- SP, e de traço único e caricato, transporta para as telas releituras caricatas de famosas Obras de Arte, que abordam temas da mitologia. Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar com Arte desde muito cedo e em 2000, aos 17 anos de idade, inaugurou o Bixigão Atelier. Premiado no Mapa Cultural Paulista em duas edições consecutivas, suas obras estão presentes em mostras Nacionais e Internacionais, com destaque para a Mega Artesanal, a maior Feira de Arte e Artesanato da América Latina, exposições Itinerantes Brasil, Uruguai e Argentina, a bordo de cruzeiros temáticos da frota MSC, exposição no Memorial da América Latina em São Paulo, Lisboa-Portugal, Arezzo-Itália e Carrousel Du Louve Paris-França.

 

www.bixigao.com

https://www.instagram.com/rodrigobixigao

https://www.facebook.com/rodrigo.bixigao

Chico Marques

Com mais de 20 anos de experiência, Francisco Marques é publicitário de formação e ilustrador por convicção. Ao longo de 2 décadas trabalhou com ilustração tradicional para diversos meios de comunicação e empresas. É fundador, diretor e professor de desenho e pintura do curso Graph-it desde sua fundação.

Cláudia Kfouri

Cláudia Kfouri nasceu 1973, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo e, desde sempre, encanta-se com o mundo das artes. Cursou Letras na Unesp e mestrado em Literatura. Com a experiência como professora, sentiu-se encorajada a buscar caminhos para trabalhar a palavra e a imagem, sonho antigo, e passou a atuar como ilustradora, cartunista, escultora e, algumas vezes, escritora. Em 2010, passou a colaborar como ilustradora ao jornal Folha de São Paulo, publicando semanalmente na coluna do caderno Mercado, além de ilustrar para revistas, como Caros Amigos, e livros infantis. Já participou de diversas exposições no Brasil e exterior. Conquistou o prêmio Câmara no Salão de Humor de Piracicaba, além de premiações na Bienal de Caricatura do Rio de Janeiro, no Salão de Humor de Catanduva, no Salão de Humor de Ribeirão Preto e em salões de artes plásticas de São José do Rio Preto. Foi representante do Mapa Cultural e expôs seus trabalhos no Museu da Luz, em São Paulo. Em 2018, foi a artista homenageada na exposição de artes gráficas “Batom, Lápis & Humor”, vinculada à programação anual do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Já participou de várias mostras no Rio de Janeiro, pela curadoria dos artistas Zé Graúna, em “Elas por Elas” e Lúcio Magno, com a exposição individual “Rian no traço de Cláudia Kfouri”.

Cau Gomes

Menção Honrosa

Daniel Filho

Nascido em Santos-SP em  27 /11/1959. Pintor, Desenhista , Caricaturista e Design Gráfico. Radicado na Baixada Santista,  Desenhista Autodidata, iniciou em Santos (1983) como Estagiário Desenhista em Empresa de Publicidade. A ocupação principal como bancário (BANERJ), aconteceu  paralelamente ao caminho de Desenhista / Pintor e seu trabalho como “Caricaturista” surgiu em 2008 , inspirado pelo gosto em desenhar rostos e Retratos a óleo. Atualmente há publicações suas no ramo da Caricatura nos sites  Instagram e “PINTEREST”. Hoje com foco  no Desenho de Caricaturas,  atende encomendas via Internet , eventos ao vivo , continua pintando óleo sobre tela e exerce a função de servidor publico em Santos), conciliando seu tempo com a Arte .         

Daniela Noleto

Autodidata, Daniela Noleto deixou verter o sentimento de sua alma de artista criando esculturas de bonecas, esculpindo bocal para flauta transversal, desenhando e pintando, escrevendo roteiros para cinema, produzindo animação em stop motion, compondo letras e músicas, versos e poemas. Iniciou sua graduação em Artes Visuais em fevereiro de 2018. Contabilista de formação, atuou por onze anos no Estado e lecionou em faculdades da região metropolitana de Goiânia, conquistando prêmios na Gestão da Qualidade. Em 2015, resolveu se assumir como artista, passando a se dedicar exclusivamente às emoções artísticas. Seu primeiro curta metragem em stop motion foi selecionando em Bogotá para o mercado de filmes da BFM BOGOSHORTS Film Market 2017. Alguns de seus poemas foram selecionados e publicados nos livros Sarau Brasil 2016 – XVI Concurso Nacional PoeArt de Literatura – 2016 , Antologia Poética Sarau 2016, Vozes de Aço volume XVIII 2017 e VII Coletânea do século XXI 2017.

Dave Santana

Dave Santana nasceu em 13 de Julho 1973 em Santo André-SP. Desenvolveu versatilidade no traço, trabalhando como caricaturista e ilustrador para várias editoras , tanto no Brasil quanto no exterior.

Em 2006, foi contemplado com a menção Altamente Recomendável FNLIJ pelas ilustrações do livro Histórias do Brasil na Poesia de José Paulo Paes,  pela Global Editora.

Trabalhou para várias publicações da Editora Abril,das quais a Veja,Super interessante,Aventuras Na História,Playboy, e Exame.

Dodô Vieira

Iniciou sua carreira como caricaturista/chargista/cartunista em 2003, realizando caricaturas em festas e eventos particulares nas cidades da Baixada Santista. Atuou como chargista em diversos jornais, como "O Rodoviário" (Santos) e "A Bola" (São Caetano do Sul). Trabalhou com caricaturas ao vivo em prestigiosos eventos como a "Intermodal", em São Paulo, e o lançamento do livro "Preto no Branco", do jornalista Sylvio Ruiz. No ramo televisivo, exerceu o cargo de humorista no programa "Radar Esportivo", da TV COM, desenhando caricaturas e conduzindo entrevistas. Prestou serviços para grandes empresas como: Bradesco, Casarini, Sesc, Melhoramentos, Sanofi Aventis, Translitoral, Fox Lux, entre outras. Além disso, foi contemplado em diversas premiações e concursos para exposições, dentro e fora do estado de São Paulo.

Ed Abissal

Artista plástico, ilustrador, professor de artes visuais e desenvolvedor de jogos. Iniciou-se no amplo campo das artes gráficas e de humor (caricaturas e cartuns, especificamente) em meados de 2012, participando posteriormente de algumas exposições em território nacional/internacional. Atualmente, dedica-se às artes plásticas/gráficas com temáticas sombrias e ou macabras, abandonando, de certo modo; os traços críticos e conceitos satíricos das formas exageradas; inerentes típicos ao seu antigo estilo.

Fabio Vido

ilustrador e artista plástico, influenciado por desenhos desde criança, comecei atuando com arte de rua na adolescência, atualmente sou ilustrador com referências no surrealismo, arte contemporânea e o viés político atual. Buscando eternamente o equilíbrio entre contra cultura e a estética formal.

Fani Loss

Fani Loss nasceu em Vitória (ES), é cartunista, chargista, caricaturista e infografista. Seu trabalho possui uma aura retrô, com um mix de elementos de décadas variadas do Século XX. Já trabalhou para os jornais A Tribuna (ES), Brasil Econômico (RJ) e O Dia (RJ), além de ter atuado como chargista na revista Congresso em Foco, participado de exposições variadas e colaborado com o grupo Caricatura Solidária, no Rio de Janeiro. Atualmente mora em Embu das Artes - SP. 

Luiz Carlos Fernandes

Paulista de Avaré, nascido em 1959. Ilustrador, caricaturista, chargista e escultor. Publica em jornais há 40 anos. Ilustrou diversos livros infantis e ganhou o troféu HQmix de "Melhor Ilustração Infantil" com a coleção Castelo Rá-Tim-Bum (1997) e de "Melhor Caricaturista do Brasil" (2009). Acumulou mais de 60 prêmios de artes gráficas no Brasil e em vários países. Recentemente em 2017 conquistou o primeiro lugar na caricatura no World Press Cartoon, em Portugal. Em 2018 ganhou o grande prêmio no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 2019 primeiro lugar na categoria caricatura (Bob Dylan), no Porto Cartoon em Portugal. Atualmente trabalha no jornal Diário do Grande ABC e reside em Santo André. Instagram @_caricaturistafernandes_

Flávio Roberto Mota

Genin Guerra

Nascido em Itabira/MG em 1959, Luiz Eugênio Quintão Guerra, codinome Genin, começou fazendo cartum, charges, caricaturas e ilustrações na imprensa alternativa de Itabira em 1979 no “O Cometa Itabirano", do qual foi um dos fundadores. Formado em engenharia civil, mas acabou foi trabalhando em redações de jornais mineiros como cartunista, chargista e ilustrador. Foi editor de arte do jornal do jornal "Diário do Comércio" e do "Jornal de Casa" em Belo Horizonte. Teve trabalhos publicados na revista de humor "Bundas" (Rio de Janeiro); jornais "Gazeta Mercantil" (Minas Gerais), "Estado de Minas", "Hoje em Dia" (MG) e "O Pasquim 21" (RJ). Hoje, passeia pela escultura, seja em peças espalhadas em lugares públicos, seja em pequenas peças. Desde 2010, trabalha numa série de caricaturas moldadas em cerâmicas homenageando compositores brasileiros.

Gisele Henriques

Gisele Henriques é pós graduada, com MBA em Administração e Marketing, formada em Licenciatura em Artes Visuais (UNIASSELVI), Administração (UNITINS), Tecnologia em Marketing (UNINTER) e graduanda de Direito (Estácio) e Jornalismo (UNINTER). É desenhista de ilustrações e tiras, criou o personagem Gato Coió em 1997. 

Gucharges

Cartunista profissional desde 2005 graduado em Artes Visuais natural de Foz do Iguaçu – Pr, atualmente morando em Maringá - Pr, com trabalhos publicados em jornais, revistas e participações em vários salões de humor nacional e internacional e algumas premiações Intitulado “cartunista, caricaturista, chargista, ilustrador, designer gráfico, artista plástico e professor de arte”. Atualmente seus trabalhos são publicados em seu site (www.GUCHARGES.com), loja virtual e facebook.

Liliana Ostrovsky

Nascida na Patagônia, Argentina, se formou em Artes Visuais e Desenho Gráfico, se especializando em pintura. No Brasil, começou fazendo caricaturas ao vivo e a viajar com essa arte, até se radicar no Rio de Janeiro. Morou no Brasil por 22 anos trabalhando como caricaturista, ilustradora freelancer e desenho de animação.
Em 2018 voltou para sua terra natal, onde continua ilustrando e ampliando seus horizontes com novos estudos universitários na área de Comunicação Social com Tecnicatura em Jornalismo.

Lívia Alonso

Lívia Alonso é nascida no Rio de Janeiro, em 04 de julho de 1988, residindo atualmente na Cidade de Deus, zona oeste da cidade. Frequentou cursos de artes na escola Lantz, entre os anos de 2007 a 2009, indo mais tarde para a Fundação de Apoio à Escola Técnica RJ - Faetec, quando foi aluna da artista Camilla Sanpe, com quem estudou desenho artístico. Entre os anos de 2011 e 2012, estudou Design Gráfico no Instituto SOS de Educação Profissional; Editoração Eletrônica na Faetec, em 2013; e Design Gráfico no Instituto Escola Sesc, em 2015.
Ainda iniciando sua trajetória no mundo do desenho, Lívia já começa a surgir em algumas exposições. A artista participou da exposição "Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura", em março de 2018, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.

Liz França

Tem mais de 10 anos de experiência profissional nas áreas de ilustração, cartoon, caricatura. Nesse período destaca-se os quase 6 anos ao serviço no Jornal de "Folha de Pernambuco", atuando também como infografista. Além de trabalhar como freelancer, participa frequentemente de salões, festivais e concursos na área, o que já lhe rendeu algumas premiações nas categorias cartoon e caricatura.

Marcos Venicius

Natural de Fortaleza (CE), fez ilustrações para livros infantis, cartilhas e jornais. Participou de vários salões de humor, foi 1º lugar na categoria Charge no 25º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Porto Alegre), 2º lugar com um cartum na Competição Dalcio, dando um pontapé no desemprego, Menção Honrosa no 14º Salão Internacional de Humor de Limeira, 3º lugar no Primeiro Concurso de Caricaturas do Shopping Teresina no Piauí, foi 2º lugar na categoria Charge no extinto Salão de Humor do Piauí.

Quinho (Marcos de Souza)

1º lugar

Maria Rita

Rita é artista visual e cartunista. Ilustrou A menina que podia tudo e o livro Exilado. Publicações: site da SMCC, blog Quadrinhos Inquietos, fanzine O sótão, revista As Periquitas, Tributo a Rodolfo Zalla, fanzine Múltiplo. Exposições  individuais e coletivas. Participou dos Salões de Humor de Piracicaba, Cerquilho e Volta Redonda, Salão Batom lápis tpm, Salão de Belas Artes de Piracicaba, Salão de Aquarelas de Piracicaba, Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, Salão de Belas Artes de Limeira, concurso Quem te viu, quem te vê, Bienal das Artes Sesc DF, recebeu prêmios e menções honrosas.

Miller Vargas

Miller é caricaturista, chargista e ilustrador, com atuação em jornais, revistas, exposições artísticas, concursos de desenhos e eventos corporativos que tratam de temas sociais, políticos, econômicos e organizacionais por meio de arte gráfica. Ele foi chargista de jornal distribuído na cidade de Miguel Pereira-RJ, colaborador de revista produzida por escola militar na cidade de Guaratinguetá-SP, artista principal de exposição de caricaturas exibida na cidade de Barra Mansa-RJ, ilustrador de evento organizacional realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ por empresa brasileira do setor petroquímico e artista selecionado para expor trabalhos em competições de desenho humorístico. Além disso, Miller é bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele trabalha há mais de 10 anos em empresa brasileira do setor petroquímico.

Mônico Reis

Mônico Reis, natural de Uberaba-MG, é artista plástico e caricaturista autodidata.
Já participou de mais de 70 exposições no Brasil e também no exterior. Ganhou 11 prêmios. Atualmente trabalha em Vinhedo-SP, onde desenvolve sua arte com técnica de tinta acrílica sobre painel ou tela. Suas obras são sempre muito coloridas e transmitem mensagens de amor, amizade, natureza e espiritualidade.

Regis Teixeira

44 anos, artista plástico, trabalha como freelancer como ilustrador e mora em São Paulo, Brasil. Começou a desenhar ou rabiscar com 3 anos e de lá nunca mais parou. Na adolescência fez alguns cursos de desenho e publicidade. Com 18 teve aulas com um pintor clássico nascido no Uruguay radicado no Brasil .Aprendeu durante 1 ano. Depois começou a receber encomendas para pintar natureza morta e retratos. As naturezas mortas eram compradas e leiloadas por por um canal de tv a cabo. 1999 começou a fazer esculturas e apareceram as primeiras encomendas em 2002 para fazer bustos em praça pública pela prefeitura. Só voltou com as caricaturas em 2007 e profissionalmente em 2011.

Rosana Amorim

Rosana Amorim é nascida em Campinas – SP e formada em matemática pela PUC Campinas.

Seu interesse pelas artes visuais foi despertado com as pesquisas para as aulas de matemática, quando, relacionando formas geométricas e proporção, acabou se deparando com obras de grandes artistas .

 Hoje se dedica à arte trabalhando com diversas técnicas, incluindo grafite, lápis de cor, pastel seco e oleoso, tinta acrílica e aquarela .

Trabalha também com esculturas feitas em argila, concreto celular, papietagem e porcelana fria.

Participou de varias exposições no ateliê Lisa França, em Campinas, do Salão de Humor Batom, Lápis & Humor 2016 , 2017 , 2018 e 2019, em Piracicaba, da exposição Humorosas  2018 em Campinas, do Salão de Humor de Mogi Guaçu em 2018 e do 43º , 44º  e 45º  Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2016, 2017 e 2018, com charges e varias caricaturas selecionadas em 3D.

Synnove

Synnöve Hilkner nasceu na Finlândia e mora no Brasil desde os 7 anos. Além de cartunista, é artista visual e ilustradora. Trabalha com diversos materiais e técnicas e tem seus trabalhos apresentados em diversos salões, pelo mundo, recebendo prêmio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2016, com uma charge 3D. Em 2018 fez a curadoria e participou da mostra “Humorosas” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Formada em Comunicação Social, pela PUC Campinas, Synnöve é chargista e colunista para a mídia digital “Agência Social de Notícias” e participa do coletivo “Elas Por Elas – As Desenhistas Brasileiras”. Contato: synnoveartist@gmail.com

Thiago Lucas

Thiago Lucas nasceu em Recife (PE), em 1987. Formado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-graduando em História do Nordeste pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde desenvolve uma pesquisa sobre a charge como discurso crítico sobre a "Indústria da Seca" no Nordeste do Brasil. Foi Chargista e Ilustrador do jornal Folha de Pernambuco entre 2009 e 2015. Atualmente é Chargista e Ilustrador no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE).

Participou do livro "Ao Mestre Com Carinho" - livro biográfico em homenagem aos 85 anos de Ziraldo, organizado por Edra Amorim. Têm suas charges, ilustrações e caricaturas publicadas em revistas, sites, jornais e livros didáticos. É premiado em Salões de Humor no Brasil e exterior, além de ter participado de várias exposições e catálogos de artes gráficas ao redor do mundo.

Site: https://www.behance.net/thiago_lucas

E-mail: thiagolucas10@yahoo.com.br

Instagram: thiagochargista

Ulisses Araújo

3º lugar

Ulisses Araujo  nasceu em Três Rios – Rio de Janeiro em 06 Março de 1960. Começou a desenhar muito cedo na escola. Se dedicou ao Humor Gráfico e Ilustração. Reside em Paraíba do Sul - Interior do Rio de Janeiro. Já teve publicações em veículos como Pasquim 21, Revista Veja, Revista SAPOCONHO (humor gráfico) – Fene- Espanha, Revista Speakup, Revista Seleções (Cartuns), Dicionário HOUAISS ilustrado (Música Popular Brasileira) Ricardo Cravo Albim e Caricatura de Chico Anizio para o livro “É Mentira Chico”  Editado por Ziraldo, dentre outros. Participa de salões de humor desde 1991. 

Veronica Saiki

Brasiliense, artista plástica e designer gráfica editorial. Atuante na área de ilustração e histórias em quadrinhos. Teve sua HQ ‘Boa Noite, Maria!’ indicada ao 29º Troféu HQMIX e também exposta no catálogo da 12ª Bienal Brasileira do Design Gráfico. Selecionada com HQ no 3º Salão Internacional de Pernambuco/Caixa Cultural. Lançou sua nova graphic novel ‘Crianças’ na CCXP 2018.  

@vsaiki

www.veronicasaiki.com.br

www.verdugooinacreditavel.com.br

Vitor Vanes

Cartunista, ilustrador, gravador, grafiteiro e pintor. Foi criado no subúrbio do Rio de Janeiro, e desde moleque desenhava, rabiscava e dava seus primeiros passos para o mundo da caricatura e das artes, desenhando parentes e amigos. Em sua linguagem artística, seja na caricatura, na gravura ou na pintura, é colocada em reflexão a situação geopolítica do Brasil e do planeta, de forma bem humorada, lúdica e combativa. Sua arte alia a influência estética da tradição do desenho de humor, com uma técnica de deformação que mistura formas orgânicas com traços geométricos, e concede ao seu trabalho um caráter potente e incisivo.

Xavi

Ilustrador, caricaturista e artista plástico nascido em Rubiácea, interior paulista, em 1959. Desde muito cedo com o lápis no papel explorando o desenho e com pincéis a pintura em telas, passando pela ESPM, pela Faculdade de Belas Artes, pela Escola Panamericana de Arte, tem aprendido muito na raça e na praça. Nesses anos todos trabalhou em comunicação visual atendendo grandes e pequenas empresas, fez diversas ilustrações, caricaturou muita gente anônima tanto por encomenda como em eventos. Em salões de humor as participações ganharam algumas boas referências: Menção Honrosa em desenho de humor no Mapa Cultural Paulista de 2003/2004; Menção Honrosa em vanguarda com a caricatura de Lula num prato no Salão Internacional de Humor de Piracicaba (34º Salão de 2007); Primeiro prêmio no 10º Salão Nacional de Humor de Cerquilho em 2011 - SP, com a caricatura da jogadora Marta; 1º Lugar com a caricatura de Wagner Moura no 24º Salão Internacional de Humor de Volta Redonda – RJ/ 2011, dentre outros.

Zeco

© 2019 por IMMuB. Criado orgulhosamente com wix.com 

IMMuB_logo_assinatura2.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone